A obtenção de água para consumo a partir da captação de mananciais de superfície é uma solução alternativa de abastecimento de água para grandes consumidores que buscam a independência da rede pública. Todo usuário pode pleitear seu uso mediante a obtenção de outorga de uso do recurso hídrico, baseada em dados e elementos que digam respeito às características quantitativas e qualitativas dos mesmos: Dados hidrológicos da bacia, dados fluviométricos do curso d´água, características físicas, químicas e bacteriológicas da água a ser aproveitada, etc.
A SANEX realiza todos os estudos para a legalização das captações de água, os quais envolvem, entre outros, a análise de dados hidrológicos da bacia, cálculo da vazão especifica da mesma, estudo dos dados fluviométricos do curso d’água, envolvendo as oscilações dos níveis d’água nos períodos de estiagem e enchentes, análise das características físicas, químicas e bacteriológicas da água a ser aproveitada e estudos ambientais de fontes poluidoras a montante.
Os projetos elaborados pela SANEX, obedecem a norma ABNT NRB 12.213 que define as condições gerais específicas para o projeto de captação de água de superfície para o abastecimento público, envolvendo dimensionamento de sistema de bombeamento e vertedouros, tubulações de adução, estudo de cargas, projeto elétrico, poços de captação, balsas flutuantes, etc.
A SANEX já implantou diversos sistemas de captação a fio d’água ou em subsuperfície, construindo barragens de acumulação de água, poços de sucção, casas de bombas, estações elevatórias completas e adutoras de água.
A operação de estações elevatórias requer a limpeza periódica dos sistemas de gradeamento, bem como as inspeções e manutenções preventivas dos sistemas de bombeamento. A SANEX dispõe de uma equipe técnica especializada em elétrica, hidráulica e mecânica para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos.
As captações de água de uma maneira geral estão situadas em localidades remotas, onde a vigilância e a supervisão da operação é prejudicada. A SANEX possui uma ferramenta web para o monitoramento remoto de estações elevatórias facilitando a fiscalização das condições operacionais do sistema evitando o desabastecimento de água. Tal aplicativo permite monitorar o consumo e qualidade da energia elétrica, vazão captada, qualidade da água na captação, etc., com o disparo de alarmes em tempo real e geração de relatórios específicos.